Dia Mundial da Água terá várias atividades em Guarulhos

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos irá promover nesta quarta-feira, 22, uma série de ações na praça Getúlio Vargas, na região central da cidade, em comemoração ao Dia Mundial da Água. Serão erguidas seis tendas, das 9h às 16h, que disponibilizarão atividades educativas para crianças e adultos, com dicas sobre como utilizar de maneira consciente a água.
“Haverá uma exposição sobre o gasto de água virtual, ou seja, o quanto se usa de água durante o processo de fabricação de roupas e alimentos, por exemplo. É muito mais do que imaginamos”, afirma Priscila Antunes Fuso, gerente de Relações Comunitárias do Saae.

Os munícipes que passarem pela Getúlio Vargas poderão ainda conhecer a maquete de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e saber como ela funciona. A ação prevê ainda a distribuição de panfletos sobre economia de água, além de mostrar ao cidadão quais são as doenças transmitidas pela água e como evitá-las.
O Dia Mundial da Água foi instituído em 1993 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de promover ações concretas que conscientizem cidadãos, empresas e governo sobre a melhor maneira de usar a água.
Apesar de mais de 70% do planeta estar coberto de água, estima-se que apenas uma pequena quantidade, menos de 1%, esteja disponível para o consumo humano. O Brasil é um dos países com maior disponibilidade de água potável, mas o desperdício acaba prejudicando a distribuição a todos.
Em Guarulhos, a ação do Saae ocorrerá em parceria com as secretarias municipais de Saúde e de Serviços Públicos.

Horto Florestal recebe alunos de escola da Prefeitura

Também comemorando a data, o Horto Florestal de Guarulhos – Reserva Biológica Burle , no Água Azul, recebe nesta quarta-feira (22), alunos de sete turmas da Escola da Prefeitura de Guarulhos Celso Furtado. A atividade marca também a reabertura do espaço ao público e a retomada do projeto Horto Escola.
Durante a visita, os alunos vão aprender sobre a importância das florestas e do uso consciente da água, e também a plantar sementes de árvores em tubetes (recipiente plástico com nutrientes e escoamento de água.
O Horto Florestal de Guarulhos recebe escolas e empresas e demais interessados em educação ambiental mediante agendamento pelo telefone 2436-1329.