SAAE interrompe ligações clandestinas de água e esgoto no Mikail

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Guarulhos fechou três ligações clandestinas, sendo duas de água e uma de esgoto, no Parque Mikail nesta quinta-feira, 31 de agosto. As irregularidades ocorriam nas ruas Dolomita e Godofredo Beil e tinham por objetivo servir um loteamento irregular situado entre essas duas vias.

 

As equipes da autarquia descobriram as irregularidades após uma série de reclamações da população do entorno, que subitamente passou a receber menos água em suas torneiras, ainda que o SAAE fornecesse a mesma quantidade para a região. Esse é um dos indicativos de ligações irregulares de água, os populares “gatos”, de grande porte.

Após uma vistoria foram verificados dois pontos onde havia gatos, além da ligação clandestina de esgoto. A autarquia fará uma investigação interna sobre o caso e depois irá repassá-lo ao Ministério Público (MP). Está prevista também a aplicação de multas aos responsáveis. Além do furto de água, as ligações clandestinas podem expor a rede a contaminações e prejudicam o abastecimento do bairro, que passa a receber menos líquido até o problema ser descoberto.

O SAAE Guarulhos irá tomar providências para que os gatos não voltem a acontecer na região. No que diz respeito ao fornecimento de água para os moradores do loteamento irregular, enquanto a situação da área não estiver regularizada, não é possível levar o líquido através de tubulações, mas haverá a presença de caminhões-pipa no local.

A autarquia solicita a todos os munícipes que, ao flagrar uma situação de furto de água ou ligação clandestina de esgoto, informem a autarquia através do 0800-101042 ou pelo WhatsApp (11) 99983-4217. O SAAE salienta ainda que os furtos de água prejudicam toda a comunidade.

Galeria de Imagens
Imagem: