Sistema de esgoto

QT Sistema de esgoto

Sistema de esgoto

O índice de cobertura em coleta de esgoto em Guarulhos é de 85,96%, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS 2014 (dados oficiais disponíveis para o setor de saneamento). No entanto, o esgoto doméstico não chega às Estações de Tratamento (ETEs), sendo despejado in natura nos córregos da cidade. Guarulhos trata hoje cerca de 2,5% do seu esgoto.
O Saae conta com os subsistemas de tratamento São João, Bonsucesso e Várzea do Palácio, cujas ETEs teriam a capacidade de tratar 17% dos dejetos do município. Mas a falta de rede coletora faz com que as ETEs sejam subutilizadas.
O índice de tratamento equivalente a essa capacidade será atingido ao longo do tempo, com a complementação do sistema de interceptação e a interligação dos sistemas domiciliares ao sistema público. Isso funciona assim na imensa maioria dos empreendimentos, sejam eles públicos ou privados.
Conforme o Plano Diretor do Sistema de Esgotamento Sanitário (PDSE) do Município de Guarulhos, a cidade é dividida em sete subsistemas de tratamento de esgoto, compostos por obras como redes coletoras, coletores-tronco e interceptores, além das ETEs, que são obras de grande porte e visibilidade.
Os sete subsistemas de tratamento são:

- São João – em operação desde 27 de setembro de 2010;
- Bonsucesso – em operação desde 11 de dezembro de 2011;
- Várzea do Palácio – em operação desde 30 de junho de 2014;
- Cumbica/Pimentas – Para encaminhar os esgotos até a ETE São Miguel, que integra o Sistema Metropolitano. As obras estão paradas;
- Centro, Cabuçu e Fortaleza – Obras paradas.

Tecnologia de tratamento contempla custo-benefício e otimização da operação

O processo na ETE Várzea do Palácio agrega o que há de mais moderno e inovador: o Sistema de Desinfecção do Efluente Final por Ultravioleta (UV), que faz com que nenhum tipo de resíduo seja despejado no córrego, minimizando os impactos ambientais; e o Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente (Rafa), mais eficiente que o processo convencional (decantador primário). O tratamento é biológico, através de lodos ativados, precedido por Rafa. Entre as principais unidades que compõem a ETE, destacam-se: tratamento preliminar (unidades de gradeamento e desarenadores); reatores (Rafa); tanques de aeração; decantadores secundários; Sistema de Desidratação de Lodo; Sistema de Desinfecção do Efluente Final por Ultravioleta (UV); e Sistema de Pós-Aeração.
A proposta de adoção dessa tecnologia levou em conta a necessidade de garantir tratamento adequado, além de uma otimização em termos operacionais e do custo-benefício apresentado pelo sistema. O sistema de Rafa permite economia de energia elétrica e de mão-de-obra. Este sistema também resulta em menos geração de lodo, mais remoção de matéria orgânica e geração de biogases, que podem ser convertidos em créditos de carbono. Já o Sistema de Desinfecção por UV é mais seguro.

Origem dos equipamentos

Bombas e misturadores: Suécia
Sopradores do Sistema de Aeração: Alemanha
Sistema de Desinfecção por UV: Canadá
Demais equipamentos: Brasil

Plano Diretor define intervenções

Todos os projetos de Guarulhos para tratamento de esgoto foram executados com base no Plano Diretor do Sistema de Esgotamento Sanitário (PDSE). Estudo concebido pelo Saae entre 2003 e 2004, o PDSE avaliou alternativas e indicou os recursos necessários para a coleta, o afastamento e o tratamento dos esgotos gerados na cidade. O estudo considera o crescimento urbano até 2028. Veja como foi dimensionado o projeto:

Esgoto Condominial

O Departamento de Projetos e Obras (DPO) executou o esgoto condominial em diversos bairros do município, totalizando 44.510 metros de rede desde 2001, atendendo 6.978 moradias. O condominial é um sistema alternativo de coleta de esgoto sanitário que utiliza ramais condominiais interligados ao coletor principal, instalado na via pública. No sistema convencional, as ligações dos imóveis lançam o esgoto diretamente no coletor. Pelo sistema condominial, as obras podem ser executadas em regime de mutirão pela comunidade.